Economia Pre Capitalista
O feudalismo e um sistema sócio econômico que antecedeu o capitalismo na Europa Ocidental com o declínio da parte ocidental do velho Império Romano deixou a Europa sem leis de proteção que o império oferecia o vazio foi preenchido pelos senhores feudais, que por sua vez, deviam fidelidade e eram protegidos por senhores mais poderosos e assim se estruturava o sistema indo ate o rei, os fortes defendiam os fracos, mas por um alto preço.
Em troca de pagamento em moeda, alimentos, trabalho ou fidelidade militar, os senhores concediam o feudo, um direito hereditário ao uso da terra, seus vassalos. Na base estava o servo, que cultivava a terra, que era a maioria da população visando a alimentação e vestuário.
Não havia autoridade central forte que pudesse impor o cumprimento de leis, toda a organização se baseava em um sistema de serviços e obrigações mutuas,a posse ou uso da terra obrigava a certos serviços ou pagamentos costumeiros ,em troca de proteção .Então o senhor estava tão obrigado a proteger a servo quanto este estava obrigado a pagar, em troca, uma parte da colheita ou trabalhar para o senhor.
A intuição básica da vida rural era o feudo, no qual havia duas classes, os nobres ou senhores e os servos. Os servos não eram considerados escravos, por que ao contrário dos escravos que eram simples propriedade a serem comercializados o servo não podia ser separado da sua família nem de sua terra, se o senhor transferisse a posse do feudo a outro nobre, o servo teria outro senhor.
Os senhores feudais viviam do trabalho dos servos que cultivavam seus campos e pagavam impostos em espécie ou moeda, o senhor dava proteção, supervisionada e administrava a justiça de acordo com o costume do feudo. Com a concentração do poder econômico e político nas mãos dos senhores feudais conduzia a um sistema no qual o servo era explorado ao extremo.
Os senhores religiosos e,a nobreza feudal formavam as classes dominantes controlavam a terra e o poder dela