Economia (direito) aula 1
1. Capitalismo e Economia
● O primeiro ponto importante a ser destacado quando se discute economia é o fato de que estamos pensando no sistema capitalista. Como observam Heilbroner and Thurow (1987) o capitalismo não está associado à natureza humana. Ninguém nunca chamou os Faraós Egípcios de capitalistas, ou mesmos os fenícios e gregos.
1. Capitalismo e Economia
● A diferença básica entre a sociedade capitalista e a feudal, por exemplo, é a idéia da propriedade privada e do domínio do trabalho. ● De fato somente na sociedade capitalista a propriedade privada e o mercado (que é o espaço onde ocorrem as trocas entre compradores e vendedores) são elementos fundamentais. ● Mais ainda, no capitalismo o trabalhador, ou proletário, é o dono de seu trabalho, de modo que pode se deslocar e vender seu trabalho para quem bem entender. O trabalhador assalariado do sistema capitalista, portanto, diferencia-se do servo feudal ou do escravo fundamentalmente porque estes não têm domínio sobre seu trabalho. Em outras palavras, escravos e servos são, respectivamente, propriedade de algum senhor ou preso à terra, como no sistema feudal.
1.1. O sistema de mercado
● O sistema de mercado é essencialmente um sistema no qual as atividades econômicas são deixadas para os cidadãos atuarem livremente respondendo aos seus interesses. ● Portanto, em um sistema de mercado os indivíduos são livres não somente para procurar trabalho, mas também para comprar, vender, oferecer trabalho etc. ● O sistema de mercado, ademais, demonstra que há um fluxo de riqueza que é gerado no processo produtivo, e onde poupança e investimento organizados através de um sistema financeiro para regularizar esses fluxos se faz presente. ● Há, desta forma, no sistema de mercado uma geração constante de riqueza que é novamente gerada produzindo um círculo virtuoso, ou em alguns casos vicioso (no caso das crises).
Fatores de Produção
● No sistema capitalista, portanto,