Economia capitalista
Introdução a Economia ago27 O que estuda a economia? Qual a sua definição?
Definição dada pelo economista americano Paul Samuelson: “Economia é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos.”
Definição dada pelo economista brasileiro Prof. Antonio Delfim Netto: “Economia é a arte de pensar.”
Objetivo da Ciência Econômica é estudar a escassez.
Em economia tudo se resume a uma restrição quase que física – a lei da escassez, isto é, produzir o Maximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade.
Problemas econômicos básicos:
- O que produzir?
- Quanto produzir?
- Como produzir?
- Para quem produzir?
Fácil entender que: O QUE, QUANTO, COMO e PRA QUEM produzir não seriam problemas se os recursos utilizáveis fossem ilimitados. Na realidade existem ilimitadas necessidades e limitados recursos disponíveis e técnicas de fabricação. Baseada nessas restrições, a Economia deve optar dentre os bens a serem produzidos e os processos técnicos capazes de transformar os recursos escassos em produção.
Exemplo:
Lei Básica da Economia de Mercado: Lei da Oferta e da Demanda
O desejo dos indivíduos determinará a magnitude da demanda e a produção das empresas determinará a magnitude da oferta. O equilíbrio entre demanda e a oferta será sempre atingido pela flutuação do preço.
A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.
A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, por exemplo, pode