Economia mercado capitalista
CURSO: ADMINISTRAÇÃO - TURMA: 05M3A
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
PROFESSOR: ANTÔNIO DE PÁDUA SILVA DOS SANTOS
FUNCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA DE MERCADO CAPITALISTA
Teresina/PI
2014
Celine Viana
Fernanda de Sousa
Helaíne Cristina Nascimento
Lisiana Costa
Rosana Soares
ATIVIDADE (I): FUNCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA DE MERCADO CAPITALISTA.
Resumo sobre fluxos reais e monetários existentes no funcionamento de uma economia de mercado capitalista; equilíbrio de mercado; interferência do governo e sistema econômico adotado pelo Brasil.
Teresina/PI
2014
1. INTRODUÇÃO
A Economia de Mercado é um sistema econômico elaborado no seio do desenvolvimento do capitalismo e tem como premissa básica a centralidade do mercado na economia, através da redução dos papéis exercidos pelo Estado (Vasconcellos, 2008).
Para regular a economia, segundo as orientações da Economia de Mercado, não há necessidade de intervenção do Estado, pois o mercado se autorregula. Tal regulação acontece com base nos princípios da livre concorrência e da lei da oferta e da procura.
A livre concorrência é a ideia de que, quando existem várias empresas no mercado em um mesmo setor, produzindo ou vendendo um mesmo produto, os preços deverão ser os menores possíveis, pois a concorrência impede que cada negociante estabeleça o valor de suas mercadorias em um patamar que os clientes se recusem a comprar.
Economia de Mercado é predominante na economia global contemporânea. O Estado, nesse caso, passa a controlar o mínimo possível a economia, operando apenas para conter os excessos do mercado e para garantir a não ocorrência de crises que afetem, assim, a dinâmica econômica.
O capitalismo é um modo de organizar a economia, isto é, a produção e a troca de bens e serviços. Uma economia capitalista reúne três elementos-chave, que a definem: a propriedade