ECONOMIA BRASILEIRA
ECONOMIA BRASILEIRA
CLESIA CHRYSTINE
3º ANO E.M
SISTEMA COLÉGIO E CURSO
O Brasil é o país mais extenso da América do Sul, e o quinto país mais povoado do mundo. A economia brasileira ocupa o primeiro lugar na América do Sul e a nível mundial tem a 7ª posição. (dados de 2011).
Em 1970, marcado pela ditadura militar, o Brasil no meio de uma crise política e econômica viu a Seleção entrar para a história com um futebol alegre, envolvente e que se sagrou tricampeão mundial. Esse acontecimento de certa forma trouxe um pouco de paz para o país, que em conjunto com a conquista também vivia o milagre econômico, aonde o governo investia nas estatais, nas siderúrgicas principalmente, mas a crise insistia em permanecer, pois o abismo entre as classes sociais aumentava ainda mais pressionada pela crise do petróleo. O mundo vivia em colapso com a guerra fria e tendo que enfrentar a desregulamentação do sistema monetário internacional e dois choques petrolíferos (em 1973 e 1979) esteve na origem de uma crise econômica que, no início dos anos 70, travou o ritmo de crescimento nos países industrializados.
No período de 1981 a 1983 o país viveu uma profunda recessão econômica causada pela crise do petróleo (1979) e pelos enormes gastos do governo. A indústria automobilística registrou queda da produção (33%, em 1981), provocando demissões em massa. A inflação atingiu taxas alarmantes. Os trabalhadores protestaram contra as perdas salariais fazendo greves, e os desempregados, saqueando supermercados. Os empresários também se queixavam do corte dos subsídios e investimentos. A insatisfação geral engrossou a campanha a favor da eleição direta para presidente e pelo fim da ditadura. A campanha pelas “Diretas-Já” mobilizou multidões e sacudiu o país com passeatas, debates e comícios. O Congresso, contando com uma maioria governista, derrubou o projeto.
O GOVERNO SARNEY E O PLANO CRUZADO
Apesar de a Constituição assegurar o bem-estar, a igualdade e a justiça