Economia brasileira
CAUSAS: O segundo choque do petróleo, ocorreu em 1979, durante a crise política no Irã e a consequente deposição de Xá Reza Pahlevi o que desorganizou todo o setor de produção no Irã, onde os preços aumentaram em mais de 1000%. Na sequência da Revolução iraniana, travou-se a Guerra Irã-Iraque, em 1980, na qual foram mortos mais de um milhão de soldados de ambos os países, tendo o preço disparado em face da súbita diminuição da produção de dois dos principais produtores mundiais.
CONSEQUÊNCIAS: Com o segundo choque do petróleo, em 1979, a balança comercial brasileira não conseguiu se estabilizar, gerando déficit bilionário, US$ 2,8 bilhões. O principal problema foi a influência no processo inflacionário que, de acordo com Índice Geral de Preço – Disponibilidade Interna (IGP-DI), passou de 40,8% em 1978 para mais de 77% em 1979 e sem nenhuma perspectiva de diminuir.
2. Explique qual foi o comportamento da economia brasileira neste contexto de crise do petróleo.
Nesse contexto de crise, a economia brasileira adotou algumas medidas, foram elas: o controle da taxa de juros; a expansão do crédito para a agricultura, com vista em expectativas de uma supersafra para 1980, e contenção dos preços dos alimentos; a criação da Secretaria Especial das Empresas Estatais; a eliminação de alguns incentivos fiscais às exportações; o estimulo à captação externa; a maxidesvalorização de 30% do cruzeiro; a prefixação da correção monetária e cambial; a aprovação da nova lei salarial.
3. Identifique os fatores que provocaram a elevação dos juros internacionais no início da década de 1980.
A economia brasileira iniciou a década de 1980 com um processo inflacionário quase que incontrolável, já havia atingido os três dígitos e a balança comercial acumulava um déficit de US$ 2,8 bilhões. Essa situação foi provocada, além dos fatores internos, pelo segundo choque do petróleo e pela crise dos juros