Economia Brasileira e Mercado de Capitais
Economia Brasileira e Mercado de Capitais.
Aluno: Felipe Henrique Mendes.
Polo: Franca.
Código: 1011700
8F.
A elevação da taxa cambial no Brasil.
A taxa de câmbio é uma relação entre a moeda de dois países que resulta no preço de uma delas medindo em relação à outra.
No Brasil, durante muitos anos alguns fatores influenciaram na elevação desta taxa, entre os mais importantes foi o regime adotado pelo governo Collor, que resolveu fazer mudanças na taxa de cambio, outro fator que pode mexer com a elevação das taxas é a volatilidade.
Muitos fatos ocorreram neste período o que acabou mexendo na taxa cambial, fazendo com que tenha uma grande oscilação referente ao mercado de câmbio.
Tivemos vários períodos de grande alta na taxa cambial, um deles, foi quando nosso atual presidente em meados de 1990, o senhor Fernando Collor de Melo, resolveu fazer algumas manutenções na taxa cambial, mas o que ele não imaginava, era que essa mudança seria um enorme impasse na economia do Brasil.
Durante muitos anos se houve falar em inflação e taxa cambial, mas afinal, o que ė isso?
Para descobrir um pouco mais sobre esse assunto ė preciso fazer uma viagem no tempo, devemos primeiramente entender a economia brasileira e o que ela passou durante esse período, para isso votaremos em meados de 1990, até chegarmos aos períodos atuais.
Gráficos mostram que o Brasil possui uma elevação na taxa cambial e uma inflação gradativamente alta.
"O Brasil terá de conviver com uma taxa de câmbio mais fraca se a recente desvalorização do real em relação ao dólar estiver em linha com outras moedas, afirmou o diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes, nesta terça-feira (4)".
Fonte G1 04/06/2013.
No gráfico apresentado acima, é possível perceber que nos dias atuais a taxa está em ponto de equilíbrio, mas podemos ver também que já houve grandes instabilidades, onde o maior aumento foi entre os anos de 2002 á 2004.
Para controlar esse