Mercado de capitais
Página: 8
Citação: “A poupança individual e a poupança das empresas (lucros) constituem a fonte principal do financiamento dos investimentos de um país. Tais investimentos são o motor do crescimento econômico...”
A importância do investimento de mercado de capitais.
O mercado de capitais corresponde ao conjunto de empresas, pessoas físicas e jurídicas que negociam valores mobiliários e títulos, com a intenção de canalizar recursos dos agentes interessados em comprar para àqueles interessados em vender, ele também promove a capitalização das empresas e fornece a liquidez aos títulos que elas emitem.
O desenvolvimento de uma economia depende de muitos fatores, tais como: a expansão contínua da capacidade de produção sendo esta um resultado de investimentos em capital e recursos humanos.
O mercado de capitais promove aumento nos níveis de eficiência da economia, por exemplo: quando uma empresa assume compromissos de longo prazo com terceiros, divide seus riscos com vários investidores, sendo obrigada a fornecer informações específicas e detalhadas sobre seu desempenho dentro da economia como um todo, do mercado e também do setor em que atua por meio de relatórios anuais, demonstrações contábeis, balanços etc.
Assim torna-se de suma importância a manutenção de um organizado e eficiente mercado de capitais para todas as sociedades que desejam e necessitam modernizar e evoluir a sua economia, pois um mercado de capitais alavanca o crescimento da economia do país.
Conclusão:
Todo tipo de investimento, seja ele, de pessoas físicas ou pessoas jurídicas são de interesse do mercado de capitais, pois é nele que encontramos o desenvolvimento da economia do país. Os fatores de produção, as demonstrações contábeis e os relatórios das empresas, são analisados e organizados pelo mercado de capitais, tendo sempre como foco o crescimento econômico.
Tópico 2: Debêntures
Página: 12
Citação: “Títulos emitidos por