Fichamento “O MÉTODO DE PESQUISA HISTÓRICA NA ENFERMAGEM”
Maria Itayra Coelho de Souza Padilha, Miriam Süsskind Borenstein
Texto contexto Enferm, Florianópolis 2005 Out-Dez 14(4). 575-84
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
“O desconhecimento das correntes socioeconômicas, culturais e políticas que influenciaram o longo percurso da história sobre a prática dos cuidados, bem como o poder exercido pela igreja e posteriormente pelos médicos, fizeram com que as parteiras, seguidas pelas mulheres consagradas e posteriormente pelas enfermeiras, ficassem desarmadas, prisioneiras de sua herança passada. A medida em que se conhece a história da enfermagem, é que se percebe quanto esta não é inseparável de outras atividades da vida, do mundo da saúde e seus compromissos sociais. Desenvolver a pesquisa histórica para construir a memória da enfermagem e analisar criticamente a história das enfermeiras e da enfermagem é um desafio a ser enfrentado crescentemente.” (página 576)
O MÉTODO DE PESQUISA HISTÓRICA
“Os estudos de natureza sócio-histórica, compreendem o estudo dos grupos humanos no seu espaço temporal e preocupada em discutir os variados aspectos do cotidiano das diferentes classes e grupos sociais. O método de pesquisa histórica caracteriza-se como uma abordagem sistemática por meio de coleta, organização e avaliação crítica de dados que tem relação com ocorrências do passado.” (página 576 - 577)
ETAPAS DA PESQUISA HISTÓRICA
“Alguns passos devem ser seguidos para a elaboração de um projeto de pesquisa histórica. O historiador deverá estar atento, buscando organizar o projeto e posteriormente a pesquisa propriamente dita com a seguinte estrutura: 1) definição, justificativa e delimitação do tema; 2) objetivos da pesquisa; 3) quadro teórico e as hipóteses; 4) coleta de dados, as fontes; 5) a crítica e a validação dos dados; 6) a análise e interpretação dos dados, a síntese. (página 577)
A DEFINIÇÃO, JUSTIFICATIVA E DELIMITAÇÃO DO TEMA “Em relação a relevância, existem dois