Enfermagem psiquiátrica
19
ANÁLISE HISTÓRICA DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA
PSIQUIÁTRICA NO BRASIL, NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE AS DÉCADAS DE 20
E 50*
Débora Isane Ratner Kirschbaun**
KIRSCHBAUM.,D.I.R., Análise Histórica das Práticas de Enfermagem no campo da Assistência Psiquiátrica no
Brasil, no período compreendido entre décadas de 20 e 50. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 5, número especial, p. 19-30, maio 1997.
Este estudo enfoca a relação existente entre o projeto psiquiátrico implementado no Brasil a partir do final do século
XIX e as práticas de preparação do pessoal de enfermagem desenvolvidas em instituições psiquiátricas brasileiras, entre os anos 20 e 50, utilizando a história oral como método de pesquisa. Através da reconstituição histórica de certos aspectos que caracterizaram a organização da assistência psiquiátrica no país e as formas assumidas pelos processos de formação do pessoal de enfermagem naqueles estabelecimentos, verificou-se que a enfermagem constituiu um elemento fundamental para a implementação do modelo assistêncial asilar, adotado no Brasil.
UNITERMOS: enfermagem psiquiátrica, história oral, ensino
INTRODUÇÃO
O presente estudo visou à reconstituição histórica das práticas de enfermagem e de preparação para o trabalho desenvolvidas nas instituições psiquiátricas públicas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, São
Paulo e Barbacena no período compreendido entre as décadas de 20 e 50, com o o propósito de revelar a articulação existente entre as formas assumidas por tais práticas e os projetos psiquiátricos implementados em diferentes momentos históricos.
A escolha das práticas de enfermagem como objeto de estudo deve-se à importância que elas assumiram no processo de constituição e consolidação do modelo assistencial asilar, concebido pelos psiquiatras brasileiros no final do século XIX e