FICHAMENTO DE CONTEÚDO - AÇÕES DE ENFERMAGEM NO CENÁRIO DE UMA INSTITUIÇÃO PSIQUIÁTRICA
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
Fichamento do artigo de Maria da Conceição Bernardo de Mello e Souza – AÇÕES DE ENFERMAGEM NO CENÁRIO DO COTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO PSIQUIÁTRICA – Revista Latino-americana de Enfermagem, setembro-outubro/2003 – 07 pág.
Por: Genilson Souza Zamba
Pág. 679 – Entre as ações que os enfermeiros revelaram realizar rotineiramente destacaram-se aquelas de natureza burocrático-administrativas, apesar de apontarem para as ações de assistência direta, grupais e pedagógicas. Os profissionais consideraram alguns temas como conhecimento específico da enfermagem psiquiátrica e, entre eles, o mais enfatizado foi o relacionamento terapêutico. Além disso, apontaram que adquirem conhecimento sobre a área no ambiente de trabalho, isso é, no seu cotidiano. (...) As pesquisas anteriormente descritas, acrescidas de leituras sobre especialidades, de minha experiência como enfermeira assistencial e atualmente docente da área, levaram-me a questionar: como ocorre a participação do enfermeiro no cenário do cotidiano das instituições psiquiátricas? Qual a colaboração dessa participação no tratamento do(s) indivíduo(s) em sofrimento mental? Quais as atividades estão sendo desenvolvidas no local de trabalho? Como já apontado, os enfermeiros assistenciais das instituições psiquiátricas de Ribeirão Preto, quando abordados a respeito da atuação de enfermagem e do conhecimento obtido sobre enfermagem psiquiátrica e a psiquiatria revelaram, entre outras coisas, que suas atividades são essencialmente burocrático-administrativas e que adquirem conhecimento sobre a área no próprio ambiente de trabalho, isso é, no seu dia-a-dia.
Pág. 681 – Em 1971, pela primeira vez, o quadro de funcionários do hospital foi ampliado com a contratação de psicólogo, enfermeira e assistente social. Nos últimos 20 anos, já passaram pela instituição cerca de 35 enfermeiros, sendo que