Introdução a antropologia
Curso: Direito
Cultura
Questionamentos: qual a 1ª palavra que vem à mente quando se fala em cultura?
Como explicar tantas culturas diferentes no mundo?
Dilema da Ciência: conciliar unidade biológica do homem com a grande diversidade cultural.
Tentativas de explicação:
1 Variações dos ambientes físicos.
Contudo, antropólogos demonstraram que a influência geográfica sobre os fatores culturais é limitada, sendo possível e comum existir grande diversidade cultural num mesmo ambiente físico (ex. nordeste brasileiro).
2 Há teorias que atribuem diferenças a capacidades inatas específicas a raças.
Deve ser por isso que existe a gracinha que diz: brasileiro herdou a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses. Sendo que, só para começar, no que se refere aos negros trata-se de uma balela, porque se eles fossem preguiçosos não teriam sido trazidos como mão de obra escrava.
3 Existe a crença do senso comum de que as qualidades são adquiridas por transmissão genética.
Mais uma vez os antropólogos estão convencidos de que as diferenças genéticas não determinam as diferenças culturais, porque se um bebê nascido no sertão nordestino e filho de pais nordestinos for criado na Europa ele irá se desenvolver como qualquer bebê europeu.
Ou seja, as tentativas de explicação não explicam e mais questionamentos surgem. Por exemplo, o que falar das diferenças de comportamento entre homens e mulheres. São inatas ou culturais? Pesquisas realizadas no início do século XX por Malinowski, Margareth Mead e Ruth Benedict em sociedades diferentes da nossa demonstraram, além de características sociais e culturais diferentes das nossas, que muitas atitudes atribuídas a cada sexo consideradas inatas são criações condicionadas culturalmente.
Posição da Antropologia moderna: as diferenças entre os homens não são explicadas pelas limitações impostas pela biologia ou pelo meio-ambiente, porque o homem foi