enfermagem psiquiatrica
A enfermagem psiquiátrica e mais recente agora Saúde Mental, vem tratar seu paciente como um todo, desde seu relacionamento interpessoal entre paciente/profissional, até termos mais específicos de psicopatologias enquanto ferramentas para critérios de diagnósticos, intervenção e planejamento de cuidados. Sabemos que existe uma dificuldade na formação de profissionais da enfermagem nessa área, pois o conhecimento de enfermagem não depende apenas de modelos de ensino ou praticas instruídas, depende e sofre também a interferência do contexto histórico, social e político.
PROBLEMA
A carência de capacitação de profissionais de enfermagem na área e o déficit de atendimento na rede pública de saúde.
HIPOTESE
Uma melhor remuneração aos profissionais, um melhor ambiente de trabalho, um maior acesso aos cursos de especialização na área que hoje em dia acontece apenas nos grandes centros urbanos poderia facilitar um aumento de profissionais na área, a qualidade do atendimento pode ser assegurada através de um forte programa de capacitação, supervisão e formação. O governo deveria investir mais em centros especializados e clinicas para tratar pessoas com algum tipo de transtorno mental, pois no Brasil chega a ser cerca de 5 milhões de pessoas, s governos federal, estadual e municipal juntamente com os órgãos de saúde pública do país, orientar e esclarecer melhor a sociedade sobre os transtornos e as doenças mentais existentes.
OBJETIVO GERAL
Como objetivo geral temos que analisar o processo saúde-doença mental e sua relação com a cultura e em diferentes níveis de atendimento.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Temos que conhecer as políticas de saúde mental e a pratica de reabilitação psicossocial, estabelecer a relação de ajuda aos portadores e suas famílias, respeitar suas crenças, valores e comportamento,