COMO O MERCADO DE CAPITAIS PODE ALAVANCAR A ECONOMIA BRASILEIRA
VANESSA RODRIGUES DA SILVA
COMO O MERCADO DE CAPITAIS PODE ALAVANCAR A ECONOMIA BRASILEIRA
Rio de Janeiro
2013
FACULDADE MORAES JÚNIOR – MACKENZIE RIO
COMO O MERCADO DE CAPITAIS PODE ALAVANCAR A ECONOMIA BRASILEIRA
Trabalho de Mercados Derivativos como critério de avaliação para o 1º bimestre.
Nome do Aluno: Vanessa Rodrigues da Silva.
Professor: Augusto César.
Rio de Janeiro
2013
RESUMO DO VÍDEO: COMO O MERCADO DE CAPITAIS PODE ALAVANCAR A ECONOMIA BRASILEIRA
O mercado de capitais não são apenas ações. Compreende os instrumentos: ações títulos de dívidas, debêntures, notas promissórias, etc., bem como os veículos: fundos de pensão, fundos de previdência aberta, fundos de investimentos.
Embora o Brasil tenha tido, ao longo dos anos, um aumento significativo da participação de investidores de pessoas físicas no mercado de capitais, este número é pouco expressivo. Porém, admite-se que o Brasil tenha uma grande capacidade, que resultaria em crescimento da oferta de recursos para o desenvolvimento nos próximos anos.
O crescimento do país depende de 3 fatores: capital, trabalho e crescimento da produtividade. No Brasil, a taxa de poupança é baixa, então a taxa de crescimento estará abaixo do ideal também, isso significa que precisa de poupanças externas para complementar a poupança. Então, para se aumentar a taxa de investimento é preciso que a taxa de poupança também seja aumentada, para garantir taxas de crescimento no longo prazo. Afinal, uma das maneiras para aumentar a produção de bens e serviços da economia é estimulando os investimentos em capital fixo (máquinas, equipamentos, estradas, etc.)
Poupar não significa gastar menos. Na realidade, significa que o ideal é que se gaste mais em investimentos. A poupança viabiliza os investimentos e a eficiência no seu uso reflete no custo deste investimento.