Resumo do vídeo: Como o mercado de capitais pode alavancar a economia brasileira
Resumo do vídeo: Economia Negócios 12 03 2012 Como o mercado de capitais pode alavancar a economia brasileira.
Entrevistado: Professor Carlos Rocca
A participação dos investidores de pessoas físicas no mercado de capitais aumentou consideravelmente, lembrando que o mercado de capitais, não se trata apenas de ações, ou seja, o mercado acionário, e sim de diversos instrumentos, como debêntures, títulos de dívida, notas promissórias e etc. e tem os veículos, como por exemplo, os fundos de pensão, fundos de previdência aberta, fundos de investimento e etc, possuindo cerca de 12 milhões de brasileiros participantes.
Em 2012, cerca de 75% da poupança financeira do país é mobilizada através de instrumentos e veículos dos mercados de capitais, porém como a poupança do setor público é negativa, 100% dos investimentos públicos, são financiados através de dívida pública, os investimentos em setores privados, estão entre 85% e 90% dos investimentos totais, desses investimentos o mercado de capitais representa em torna de 13% e 14% do financiamento, cerca de 15% do BNDES e em maioria de recursos próprios, cerca de 40% e 50% do total.
De forma simplificada, o crescimento do país depende essencialmente de três componentes: capital, trabalho e da produtividade total dos fatores, ou seja, o crescimento da produtividade. Tendo o Brasil uma taxa de investimento relativamente baixa, graças a baixa taxa de poupança, com isso há a necessidade de trazer poupança externa para aumentar a poupança doméstica. Ao se examinar o que ocorre com a taxa de poupança, nota-se que no setor privado, ao se descontar do PIB aquilo que é arrecadado pela carga tributária, o setor poupa em torno de 27% da renda depois da carga tributária, que é uma taxa relativamente elevada, se o setor público poupasse da mesma forma, teríamos um padrão de poupança comparado a de muitos países da Ásia, que cresce de forma mais acelerada, porém nas