Internacionalização de empresas brasileiras
I nternacionalização de empresas brasileiras Drª. Andresa Neto Francischini
C aro (a) aluno (a),
O objetivo desta unidade é entender o processo de
Internacionalização de Empresas Brasileiras
Termos-chave: Globalização, Abertura Comercial.
Esta unidade apresenta um histórico da internacionalização de empresas brasileiras. Essa diferenciação é importante, pois os processos de internacionalização foram intensificados a partir da década de 1990, portanto, após um longo período, se comparadas às empresas internacionais. Destacase que o tema que tem adquirido importância no mercado, sendo analisado por muitos autores, sob abordagens e enfoques diferenciados.
8.1
I nternacionalização de
Empresas Brasileiras
Gestão internacional de negócios
164
Para melhor compreender o processo de internacionalização de empresas brasileiras, avalia-se a presença de multinacionais no Brasil, em períodos nos quais as empresas brasileiras não realizavam investimentos externos diretos. Essas empresas tiveram um papel importante, pois estavam presentes em setores dinâmicos da economia brasileira, contribuindo para o desenvolvimento do país.
É por intermédio do investimento de capital no exterior que as empresas ganham vantagem competitiva em escala mundial. Existem duas formas de investimento: direto ou portfólio. • Investimento em portfólio: envolve a compra de ações ou títulos, mas não implica em controle da empresa que recebeu o capital.
• Investimento direto: ocorre por meio de uma subsidiária criada no exterior ou aquisição da maior parte das ações de uma empresa, passando a exercer controle sobre a empresa estrangeira.
Em suma, o investimento direto em empresas no exterior é uma das expressões mais marcantes do processo da internacionalização. Estudo divulgado pela Unctad, em 2010, mostrou que pela primeira vez o Brasil entrou na lista dos 10 principais destinos de investimentos diretos no mundo. O relatório mos-
trou ainda que os