Internacionalizacao das Empresas Brasileiras
Com visão de aumentar seus lucros substancialmente, e tornar se reconhecidas em outros países, muitas empresas nacionais buscam sua internacionalização. Seja em forma de exportação de seus produtos produzidos em solo nacional, como também o uso de mão de obracom melhor preço em países subdesenvolvidos ou em fase avançada de desenvolvimento mas que tenham mão de obra relativamente desvalorizada, casos de países como China, Coréia, Indonésia e entre outros. Bancos nacionais como BNDS oferecem planos de ajuda para empresas que buscam sua internacionalização.
Aspectos que também impulsionam a saída de IDEs brasileiros incluem razões financeiras e canalização de investimentos alhures por meio de centros financeiros no exterior. Outra razão importante é o acesso a matérias-primas, recursos e mercados. Empresas como a Petrobras,a Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional investem no exterior para terem acesso a recursos.
Diversos fatores tem que serem analisados para a internacionalização de uma empresa, tais como o ambiente comercial no pais que será instalado uma filial, hábitos de consumo de produtos que tendenciosamente são diferentes dos nossos tais como exemplo básico o ramo alimentício. Já em produtos industriais, tais devem respeitar padrões internacionais de medidas e qualidade.
No processo de internacionalização três fazes são de extrema importância:
1ª Fase – Fabricação num país desenvolvido e exportação para outros países desenvolvidos.
O elevado nível de rendimentos associado a uma procura muito exigente e sofisticada, e também o elevado custo associado à qualificação da mão-de-obra, estimulam a inovação. A proximidade de um grande e sofisticado mercado é fundamental para compensar os elevados custos envolvidos. As empresas exportam para outros países desenvolvidos, onde o produto ainda não é fabricado. 2ª Fase – Investimento no exterior
Aumenta o nível de estandardização e difusão do