Apostila Tecnica
Aços Inoxidáveis: aplicações e especificações
Eng. Héctor Mario Carbó
Aços Inoxidáveis: aplicações e especificações
Eng. Héctor Mario Carbó
Assistência Técnica
Janeiro / 2008
Índice
7 Os aços inoxidáveis.
8 A resistência à corrosão e a passividade.
10 A formação de filmes passivos.
13 Os diferentes tipos de aços inoxidáveis. Os martensíticos Os ferríticos Os austeníticos
23 Os acabamentos dos aços inoxidáveis.
28 Os aços inoxidáveis da ArcelorMittal Brasil e suas aplicações.
36 Os cuidados necessários na especificação, no projeto e na fabricação. Os aços inoxidáveis e os meios ácidos Os aços inoxidáveis e os meios que contêm cloretos Os aços inoxidáveis e os meios ácidos redutores que contêm cloretos Os aços inoxidáveis e o potencial de pite O pH de depassivação nos aços inoxidáveis Os acabamentos e a resistência à corrosão A contaminação nos aços inoxidáveis As propriedades mecânicas dos aços inoxidáveis e a resistência à oxidação em altas temperaturas Os pares galvânicos e os aços inoxidáveis A resistência dos aços inoxidáveis à corrosão na água O projeto de equipamentos de aço inoxidável
52 Considerações finais.
Os aços inoxidáveis.
Os aços inoxidáveis são ligas de ferro (Fe), carbono (C) e cromo (Cr) com um mínimo de 10,50% de Cr. Outros elementos metálicos também integram estas ligas, mas o Cr é considerado o elemento mais importante porque é o que dá aos aços inoxidáveis uma elevada resistência à corrosão.
Em atmosferas rurais, com baixos índices de contaminação, observa-se uma grande diminuição da velocidade de oxidação destas ligas na medida em que aumenta a quantidade de Cr presente nas mesmas (ver figura 1). Com 10,50 % de Cr constata-se que a liga não sofre corrosão atmosférica nessas condições e este é o critério utilizado para sustentar a definição dada no início deste texto para os aços inoxidáveis.
Os aços inoxidáveis surgiram de estudos realizados em 1912, tanto na Inglaterra