Economia ATPS 4
- Taxa de Câmbio e Inflação.
• Taxa de Câmbio – definição: Ao manterem relações econômicas entre si, dois países têm as suas respectivas moedas em jogo, exigindo-se que se fixe a relação de troca entre ambas. A taxa de câmbio é a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países. Pode, também, ser definida como o preço da moeda estrangeira (divisa) em termos da moeda nacional.
• Inflação – definição: A inflação é um aumento contínuo e generalizado no índice de preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços.
• Relação entre Taxa de Câmbio e Inflação: Através da valorização cambial, a moeda nacional fica mais forte em relação às moedas estrangeiras. As pessoas, então, importam mais aumentando, assim, a competição do produto importado com os produtos nacionais. Os empresários nacionais vão sofrendo um desestímulo para elevarem o preço de seus produtos e acabam sendo obrigados a manter os preços em níveis competitivos. Portanto, a valorização do câmbio faz com que haja uma estabilização de preços e por consequência a redução da inflação. Por outro lado, a desvalorização do câmbio tem efeito reverso em relação ao que foi exposto anteriormente, pois os produtos importados ficam mais caros no que se refere à moeda nacional. Com isso tem-se a diminuição das importações de vários produtos. Entretanto, os produtos essenciais terão seus preços majorados na moeda nacional, acarretando o aumento dos custos de produção, os quais serão repassados aos preços dos produtos finais, o que gerará a inflação de custo, mais precisamente.
- Política Cambial; Política Comercial; Importação e Exportação.
• Política Cambial: A política cambial está ligada a atuação do governo na área externa e diz respeito às alterações na taxa de câmbio e depende do tipo de regime cambial adotado pelo país, podendo ser classificada em:
a) Regime de Taxas Fixas