Como os liquidos evaporam
ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS
QUÍMICA LICENCIATURA
FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL I
COMO FERVEM OS LÍQUIDOS: A PANELA DE PRESSÃO
Professora: Carla Weber
Discentes: Andréia R A de Vasconcelos 62265
Ana Luisa Ritter
Suélen Altenhofen 49513 Viviane Almeida 40385
Rio Grande, 19 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Os líquidos possuem propriedades interessantes, que é sua tendência de vaporização, transformando-se num gás. Esse efeito se dá pelo fato que num líquido como em qualquer estado da matéria, as moléculas apresentam velocidades variáveis, e nem todas possuem a mesma energia cinética. Umas movimentam-se rapidamente, outras lentamente, outras ainda relativamente paradas.
Em temperaturas elevadas, a energia cinética média das moléculas é maior, e mais delas podem atingir o nível mínimo a fim de escapar das forças intermoleculares. Por isso, líquidos aquecidos evaporam mais rapidamente. Do mesmo modo, uma grande área superficial permite que mais moléculas estejam em contato com o meio externo ou que mais moléculas rápidas possam atingir a superfície e escapar. Assim, uma maior área superficial aumenta a velocidade da evaporação.
A intensidade das atrações intermoleculares também influencia na velocidade da evaporação. Se as forças são fracas, a uma dada temperatura mais moléculas podem atingir a energia mínima de escape. Se as forças são mais poderosas, sob a mesma temperatura, então menos moléculas terão essa energia mínima para evaporar. Isso explica porque sólidos não evaporam facilmente, já que suas forças intermoleculares são muito mais fortes se comparadas a um líquido.
Existem várias formas de um líquido se vaporizar. A evaporação acontece a qualquer temperatura, devido às partículas mais energéticas que conseguem vencer a resistência oferecida pelo ambiente. A ebulição, ao contrário, acontece com uma temperatura bem definida,