Propriedades Coligativas
A palavra “coligativa” deriva do grego “kolligativ” e significa depende do número e não da natureza. Existem quatro tipos de propriedades coligativas, sendo elas abaixamento do ponto de congelamento (crioscopia), aumento do ponto de ebulição (ebulioscopia), abaixamento da pressão de vapor (tonoscopia) e pressão osmótica (osmose). Cada uma dessas propriedades depende da diminuição da tendência de escape das moléculas do solvente pela adição das partículas do soluto. Neste trabalho abordaremos o estudo da diminuição do ponto de congelamento.
Crioscopia (criometria)
Como dito anteriormente a crioscopia é o estudo da diminuição do ponto de congelamento das substâncias, mas de que forma ela ocorre como ela ocorre e por que ela ocorre? Para responder à essas perguntas devemos abordar conceitos como: Volatilidade, pressão de vapor e temperatura e saber qual a ligação entre o ponto de ebulição e a pressão de vapor de uma determinada substância.
Pressão de Vapor
As moléculas podem escapar da superfície de um líquido para a fase gasosa pela vaporização ou evaporação. Suponha que ao realizarmos um experimento no qual colocamos uma quantidade de etanol (C2H2OH) em um recipiente fechado e evacuado. O etanol começará a evaporar rapidamente. Como resultado, a pressão exercida pelo vapor no espaço acima do líquido começará a aumentar. Depois de um curto período, a pressão do vapor atingirá um valor constante, que chamamos de pressão de vapor da substância. As moléculas de um líquido movimentam-se em várias velocidades. A figura 1 mostra a distribuição das energias cinéticas das partículas na superfície de um líquido nas duas temperaturas.
Figura 1 Distribuição das energias cinéticas das moléculas superficiais de um líquido hipotético e, duas temperaturas. Apenas as moléculas mais rápidas possuem energia cinética suficiente para escapar do líquido e entrar no vapor, como mostrado pelas áreas sombreadas. Quanto mais alta a temperatura, maior a