Etapa 4 Da Atps De Economia
Taxa de câmbio: Podemos entender que é o preço de uma moeda estrangeira qualquer medido em unidades ou frações da moeda nacional. Como ocorre praticamente em todo mundo, a moeda mais utilizada em tal aferição é o Dólar norte americano, fazendo dessa moeda a referência usual de cotação a ser utilizada no meio financeiro nacional e mundial. A taxa de câmbio funciona como uma espécie de unidade de peso com medida a ser aplicado no campo econômico, servindo como referência do custo de uma determinada moeda em relação a outra qualquer.
Inflação: A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços. A inflação pode ser dividida em dois tópicos;
Inflação de demanda: É quando a excesso de demanda agregada em relação a produção disponível.
Inflação de Custos: é associada a inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam.
O índice de inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (INDICE de Preços Ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).
Política Cambial: A política cambial deve ser entendida como um conjunto de medidas de responsabilidade do Estado e de suas entidades competentes em assuntos monetários em prol do equilíbrio e fluidez da moeda frente as operações cambiais. A política cambial é responsável pelas alterações nas taxas de câmbio e das operações cambiais. As taxas cambiais não podem ser utilizadas de maneira artificial como instrumento de controle de erros nos gastos públicos e perdas mercadológicas. Entre as entidades internacionais, o FMI é responsável por fiscalizar o funcionamento e uso das taxas cambiais.
Política Comercial: A política comercial trata das discriminações impostas e recebidas