econometria
Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL
Departamento de Ciência Econômicas – DECON
Curso de Ciências Econômicas
Francisco Prancácio
ANÁLISE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA DO PIB EM RELAÇÃO AO CONSUMO FINAL DAS FAMÍLIAS E A FORMAÇÃO BRUTA DE CAPITAL FIXO DANDO ÊNFASE NO GOVERNO LULA.
Jéssica borges Ferreira
Francisco Cardoso Silva Filho
Teresina – Piauí
1.INTRODUÇÃO
A Regressão Múltipla é um dos inúmeros modelos estatísticos explanatórios causais referentes ao tratamento de séries temporais de dados. Sua base estatística advém da Regressão Linear, que se restringe a duas variáveis e a apenas uma equação funcional do primeiro grau (Y = a + bX) de ajustamento. A análise de Regressão Múltipla é uma metodologia estatística de previsão de valores de uma ou mais variáveis de resposta (Dependentes) através de um conjunto de variáveis explicativas (Independentes)*. Esta metodologia pode ser utilizada também para a avaliação dos efeitos das variáveis explicativas como previsoras das variáveis de resposta.
Sua aplicação é especialmente importante pois permite que se estime o valor de uma variável com base num conjunto de outras variáveis. Quanto mais significativo for o peso de uma variável isolada, ou de um conjunto de variáveis explicativas, tanto mais se poderá afirmar que alguns fatores afetam mais o comportamento de uma variável de resposta especificamente procurada, do que outros.
O formato geral da equação de Regressão Linear Múltipla é: Y = β1 + β2b2x2 + β3x3 + βxn + e
Onde:
Y = Variável Dependente;
Β1 = constante; β2 = coeficiente da primeira variável independente x1; β3 = coeficientes da segunda variáveis independente x2; βk = coeficiente da enésima variável independente xk; e = a diferença do valor previsto de Y e o valor observado considerando o indivíduo/objeto (termo residual)
Fonte do site: