Econometria
1. Introdução
Utilizar o consumo da população brasileira relacionando-o com o PIB, as taxas de inflação e os impostos sobre os produtos, saber como esses valores se relacionam, quais os impactos que um pode causar nos outros, se realmente o modelo estatístico está de acordo com as teorias econômicas é importante para se obter um panorama mais próximo possível da situação real.
Para isso, é possível utilizar a Econometria – o estudo da Economia com base Estatística, através da análise e estudo de dados com o intuito de explicar resultados e comprovar ou não teorias e modelos propostos.
2. Objetivo
Fundamentar um modelo econométrico válido, por meio da coleta e análise de dados referentes às variáveis escolhidas, além de analisar como ele funciona e se o comportamento matemático, estatístico e econométrico são complementares entre si consiste no objetivo principal do referente trabalho.
É preciso fundamentar o que se afirma e esse é o objetivo de toda a análise: testar as variáveis e submetê-las a testes a fim de encontrar a verdadeira relação entre elas. Nesse estudo, o que vem sendo testado é se o PIB, o imposto cobrado sobre os produtos e a taxa de inflação realmente influenciam no consumo e, se influenciam, o quão significante é essa influência.
3. Referencial teórico
A Economia utiliza a econometria para mostrar como alguns fatores explicam ações dos agentes econômicos e suas interferências na esfera Macroeconômica, representando assim, uma importante ferramenta para mensurar as funções econômicas estudadas em sala de aula, na disciplina de Economia.
É importante perceber que, com a evolução dos modelos e sua complexidade de agentes e comportamentos, a econometria foi aperfeiçoando sua magnitude explicativa, a fim de encontrar modelos mais fiéis às teorias com análises complexas, bem como as suas comprovações práticas.
O consumo é a atividade que consiste na aquisição de bens e serviços por