manual de Fluoterapia
5485 palavras
22 páginas
PREFEITURA DE CURITIBASECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE
Manual de Fluorterapia
CURITIBA / 2006
Manual de Fluorterapia
29
Apresentação
A Secretaria Municipal da Saúde, ao desenvolver seu modelo de atenção, definiu que a odontologia faria parte dos cuidados a serem priorizados à população de Curitiba. E ao longo de mais de
20 anos, vem trabalhando para a promoção, prevenção e atendimento à saúde bucal, o que tem se refletido nos indicadores da área.
Métodos preventivos vão desde a educação em saúde até a aplicação de fluorterapias e contribuíram para a melhoria dos indicadores em saúde bucal, observados nos resultados do último levantamento epidemiológico SB Brasil, realizado em 2003. Curitiba apresentou o índice CPOD aos
12 anos de 1,27.
O estudo de sistematização que resultou na organização do Manual de Fluorterapia, lançado em 1999, foi motivado pela necessidade de normalizar as condutas de utilização de fluoretos em ações preventivas de promoção da saúde bucal, homogeneizando procedimentos para toda a rede de Unidades de Saúde da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Utilizar corretamente os produtos fluoretados é fundamental para a eficácia e a segurança das ações profissionais, além de otimizar e racionalizar esforços e recursos, obrigação de gestores preocupados em comprovar a seriedade e as possibilidades do SUS no Brasil.
Este trabalho de primeira revisão do Manual mostra-se oportuno, e deverá ser periódico, revendo e atualizando os procedimentos em fluorterapia, proporcionando segurança terapêutica para a população usuária do sistema de saúde curitibano, composto hoje por 108 unidades , das quais 94 incluem a odontologia como parte integrante da atenção.
Luciano Ducci
Secretário Municipal da Saúde
Manual de Fluorterapia
1
2
Manual de Fluorterapia
Sumário
1
– Introdução ............................................................................................... 5
2
– Produtos Fluoretados