Ecommerce legislação
IGEC/ Facha DigX Gestão de Marketing Digital - 2012 Prof. Gilberto Almeida
Autores:
Isabella Maciel - Leandro Givisiez - Marcelo Medeiros - PhillipiLabanca - Rodrigo Fusco
Objetivo
Apresentar casos de entraves geradas no meio online através da modalidade eCommerce entre marcas e os seus consumidores.
Metodologia
Pesquisa online de casos reais categorizado em Problema das marcas, a aplicação jurídica necessária e a solução encontrada junto com a opinião dos autores do trabalho, de maneira direta, clara e concisa.
Índice
WorldWine - Produto estragado - pág. 3 Ingresso.com - Cobrança indevida - pág. 4 Privalia – Troca produto errado - pág. 5 ZOOM – Propaganda Enganosa – pág. 6 Americanas.com – Atraso na entrega – pág. 8 TAM – Serviço errado – pág. 7 GroupOn – Atraso e impossibilidade de cancelar a compra – pág9 Sephora – Produto vencido – pág. 10
2
WORLDWINE.COM Marca/Problema O siteWorld Wine nasceu em 1999, é uma das três maiores importadoras de vinhos premium do Brasil e conta com cerca de 2 mil rótulos safrados de mais de 150 produtores exclusivos de 14 países como França, Itália, Chile, Argentina, Portugal, Espanha, Alemanha e Hungria. Tem como objetivo oferecer produtos de alta qualidade com preços atrativos, seja ele o cliente final, uma loja de vinhos, hotéis e restaurantes. Espera faturar at o final de 2012 uma estimativa de 2 milhões de até reais. Em maio de 2012 um cliente reclamou no site reclameaqui.com.br que solicitou cinco garrafas de um vinho para um evento, e como existiam vários convidados várias unidades foram abertas no mesmo momento. Entretanto, todos os vinhos se encontravam em estado “bouchoné”, avinagrados, enfim, estragados e inadequados bouchoné”, para o consumo. O cliente entra em contato via telefone mostrado no site diretamente com o departamento comercial e recebe como retorno de que a troca só pode ser efetuada caso o produto esteja fechado. Como experimentar um produto fechado.