Velocidade do som
FÍSICA EXPERIMENTAL Prática 7: Velocidade do som
Aluno:
Matrícula:
Turma: 23A
Professor: Felipe
Sumário: 1. Objetivos 2. Material utilizado 3. Introdução Teórica 4. Procedimento Experimental 5. Questionário 6. Conclusão 7. Bibliografia
1. Objetivos:
- Determinação da velocidade do som no ar como uma aplicação de ressonância.
2. Material utilizado:
- Cano de PVC com êmbolo;
- Diapasão de frequência conhecida;
- Martelo de borracha;
- Fita métrica.
3. Introdução Teórica:
O som é o resultado das oscilações de pressão que se propagam por um meio material, se caracterizando assim, como uma onda mecânica. Por esse motivo, o som não é capaz de propagar-se no vácuo visto que nele não há partículas que possam vibrar para provocar as oscilações de pressão necessárias para propagação do som. Tais oscilações podem ser produzidas por qualquer corpo, seja este sólido, líquido ou gasoso, desde que seja capaz de vibrar e podem se propagar por qualquer meio material. Tais materiais, capazes de vibrar gerando uma onda sonora, são chamados de Fontes sonoras.
Ao vibrar na atmosfera, o objeto movimenta as partículas de ar ao seu redor. Estas, por sua vez, movimentam as demais partículas de ar ao seu redor e, desta forma, o movimento das partículas carrega e transmite a vibração gerando uma oscilação de pressão. Ao gerar esta movimentação entre as partículas a onda sonora ocasiona temporariamente uma deformação no meio no qual ela está se propagando, gerando regiões de compressão (alta pressão) e de rarefação (baixa pressão). Posteriormente passagem da onda sonora, o meio no qual a onda está se propagando retorna a sua forma original. Por esse motivo, todos os meios de propagação do som são também chamados de meios elásticos.
Para calcular a velocidade que o som se propaga no meio, temos que tomar