Eco consumidor
O consumo sustentável tem como base a ideia de que o planeta não pode suportar os padrões utilizados nas ultimas décadas para a extração, produção, comercialização e descarte de bens. Este tipo de consumo significa consumir melhor em menor quantidade. O consumo precisa ser sustentável desde a compra, o uso até o momento do descarte. Em alguns países, incluindo o Brasil, e expectativa é que apenas mudanças significativas em hábitos de consumo aliada às novas formas de produção poderão de alguma maneira provocar mudanças benéficas.
Vivemos em uma sociedade consumista orientada para a satisfação das necessidades que podem ser classificadas como mais ou menos importantes para a vida de cada indivíduo. Perdeu-se a ideia de que os bens existem somente para atender as necessidades mais “naturais”. A população é atingida constantemente pelas mais variadas técnicas e mecanismos que condicionam de forma prática o consumo dos indivíduos, consumo este baseado na utilidade que cada produto possui e não na necessidade básica de cada um, este tipo de consumo é considerado irresponsável, visto que conduz à práticas altamente destrutivas do equilíbrio ecológico e funcionamento dos ecossistemas naturais e contribui para a construção de um sistema econômico injusto, desumano e cruel, dadas as formas como inúmeros indivíduos e o meio ambiente são explorados.
Nós como consumidores temos o poder de mudar a maneira de agir das empresas e mudar essas previsões. Tudo o que as empresas fazem é com o intuito de nos conquistar. Quando compramos o produto de uma empresa estamos ajudando ela a se fortalecer no mercado e apoiando a sua maneira de agir e produzir. Assim, quando passamos a escolher de quais empresas comprar, baseado na conduta ética e socioambiental dela, escolhendo apenas empresas responsáveis, estaremos ajudando a tirar do mercado as empresas que fazem errado e apoiando aquelas que contribuem com o desenvolvimento sustentável.
De acordo com um estudo feito