Experiência com a criação de jogasd
702 palavras
3 páginas
A EXPERIÊNCIA COM A CRIAÇÃO DE JOGADAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIOFabiana Celente Montiel
Patrícia da Rosa Louzada da Silva
CONTEXTUALIZAÇÃO
Um dos principais objetivos da Educação Física Escolar é enfatizar o desenvolvimento das habilidades motoras e são de reconhecida importância os efeitos que o ensino da Educação Física, sistemático e sensível, pode causar no desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo dos indivíduos. Cabe afirmar que por mais a disciplina de Educação Física (EF) trabalhe essencialmente com o desenvolvimento das habilidades motoras, o educando não chega à aula só “motor”, é preciso ter cuidado no desenvolvimento dos outros domínios. De acordo com Rossetto Júnior et al (2009) compreende-se que a tarefa educacional consiste em ensinar além das habilidades motoras.
Neste sentido este trabalho busca descrever uma experiência de esporte educacional, realizada nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) – Campus Pelotas, no primeiro semestre de 2013, com turmas de sexto semestre dos cursos técnicos integrados de: eletrônica, eletrotécnica e química.
A EXPERIÊNCIA COM CRIAÇÃO DE JOGADAS
O relato desta experiência parte da utilização, nas aulas de EF, do conceito de esporte educacional, que visa o desenvolvimento integral do indivíduo, a formação de um sujeito crítico e transformador de sua realidade, baseado nos princípios da inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral e rumo à autonomia (ROSSETTO JÚNIOR; COSTA; D’ANGELO; 2008). A prática sustenta-se em Rossetto Júnior et al (2009) ao descreverem a pedagogia educacional proposta pelo Instituto Esporte Educação, a qual apresenta três princípios básicos: ensinar esporte para todos; ensinar esporte bem para todos; ensinar mais do que esporte para todos. O objetivo era que os alunos criassem jogadas ofensivas de futsal, que fossem executáveis e efetivas, as