ECA-FINAL
Objetivos
Desenvolvimento
Primeira Área de Atuação: Refinaria de petróleo
Atualmente, o Brasil vive um perfil econômico promissor. Neste contexto, uma área que vem ganhando cada vez mais importância no cenário nacional é a área petrolífera. Considerado como a principal fonte de energia que move a produção material, o petróleo está presente em outros setores industriais, como o automotivo, químico, dentre outros.
O petróleo, ao ser extraído, chamado de óleo cru, não tem muitas utilidades. É neste ponto que entra a importância de uma refinaria de petróleo, que ao submetê-lo a tratamentos químicos e físicos, torna-o de grande utilidade.
Na refinaria, primeiramente, o petróleo é submetido a altas temperaturas assumindo, assim, a forma gasosa. Posteriormente, o produto passa por níveis de condensação, cujos resultados finais são os diversos derivados do petróleo: gasolina, óleo diesel, querosene, dentre outros.
Desta forma, o papel do engenheiro de controle e automação é implementar soluções para o controle de diversas grandezas físicas envolvidas no processo, como por exemplo, temperatura e pressão. Este profissional também é responsável pela especificação dos instrumentos de medição que serão utilizados durante o refino.
Outra atribuição do engenheiro de controle e automação é o desenvolvimento das telas de sinópticos, importantes na supervisão dos elementos físicos que atuam.
Segunda Área de Atuação: Trânsito da cidade de Belo Horizonte
O trânsito de Belo Horizonte está cada vez mais caótico e conturbado, as vias de trânsito, ruas e avenidas, não suportam a quantidade de veículos. Isto se deve por vários motivos, como, por exemplo, sinais mal sincronizados e um péssimo investimento em transporte público.
Nestes dois aspectos, um engenheiro de controle e automação seria realmente necessário, porque atuaria na logística do trânsito. Podemos afirmar isso, de acordo com o último concurso público da BHTrans, em que no edital apresentavam-se