Sistema Nervoso
O sistema nervoso é constituído de duas partes principais, a porção central e a porção periférica. Embora existam diferenças entre o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP), a função de um é dependente do desempenho do outro. O sistema nervoso periférico tem a tarefa de levar e receber impulsos nervosos estimulados pelo ambiente, e com isso, leva a informação ao sistema nervoso central, onde ela é processada e a partir daí é gerado um comando/resposta, que será novamente transmitido pelo sistema nervoso periférico até o órgão efetor de determinada ação.
O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, que são protegidos pelo crânio e pela coluna vertebral respectivamente. Internamente entre o osso e cada estrutura existem formações laminares de tecido conjuntivo que juntas são chamadas de meninges. Estas são compostas de fora para dentro, de: dura – máter que é a parte mais externa constituída de tecido conjuntivo denso, essa característica a torna a mais espessa das menninges; a aracnóide, que apresenta duas partes, onde uma se encontra em contato direto com a dura – máter por um espaço capilar chamado espaço subdural contendo líquido cefalorraquidiano, e outra constituída por traves que ligam a aracnóide à pia – máter, pelo espaço subaracnóide; e por último a pia – máter, a mais fina, muito vascularizada e aderente ao tecido nervoso, não ficando em contato direto com células e fibras nervosas.
No encéfalo é o cérebro que constitui a maior parte dessa região, é constituído pelo telencéfalo e diencéfalo, que são unidas pelo corpo caloso, também é encontrado o cerebelo que está localizado na parte posterior da nuca, e o tronco encefálico que é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo. Nesta terceira estrutura encontram-se áreas responsáveis pelas funções básicas que mantém a vida, com uma importante função na regulação dos estágios de sono e vigília. O telencéfalo é a porção do