A percepção critica pelo olhar de Eça de Queirós
Titulo: A percepção critica pelo olhar de Eça de Queirós.
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Maria Piedade Teodoro da Silva
Alunos: Aline de Mello Cavalcante nº 1 Laryssa Prudencio Cruz nº 13 Nicole Gonçalves Pintor nº 27
Série: 2º ano do Ensino Médio D
Jacareí
2014
1. INTRODUÇÃO
O trabalho visa expor o Movimento Literário Realismo no Brasil e, principalmente, em Portugal com foco no romancista Eça de Queirós. Uma das principais características do Realismo é expor em suas obras “a vida como ela é”, mostrando em pinturas, poesias, musicas a realidade do povo. Essa característica diverge do Movimento Literário Romantismo, por exemplo, que idealizava a vida e a mostrava da forma que queriam e não como realmente era. A pesquisa, então, centra-se no tema O reflexo da sociedade expressa por Eça de Queirós e sua importância para o Movimento Literário Realismo em Portugal. Com intuito de expor a importância do Movimento. Ao longo do trabalho, portanto, o grupo buscará respostas aos questionamentos relacionados às contribuições e ao estilo marcante de Eça de Queirós dentro do Movimento Literário Realismo.
O intuito dessa pesquisa, então, é apresentar a importância do Movimento Literário em Portugal com foco no porta voz de sua geração Eça de Queirós, pois que o autor em questão ainda não fazia parte do centro de interesse do grupo de pesquisa. Espera-se que no final desse estudo essa deficiência seja amenizada não só pelo grupo, mas também por possíveis leitores.
2. A obra de Eça de Queirós dentro do contexto do Movimento Literário Realismo
2.1 Origens do Realismo português
Por volta do século de 1860, inicia-se em Portugal uma revolução nos aspectos estéticos, realizado por um grupo de jovens portugueses. O inicio deste movimento se da quando estes jovens se contrapõem ao Movimento Literário