Dívidas: causas, consequências e soluções
Índice:
Introdução
Alguns produtos agrícolas comercializados
Origem dos produtos
Caracterização do vendedor
Tipo de venda
Fornecimento dos produtos
Produtos mais e menos vendidos
Dinâmica do preço dos produtos
Relação Preço – Origem dos Produtos
Relação Preço – Época
Relação Preço – Localização Geográfica
Venda de Flores
Problemas do mercado
Possíveis soluções
Conclusão
Introdução:
O Mercado dos Lavradores foi inaugurado a 25 de Novembro de 1940, sendo o projecto arquitectónico da autoria de Edmundo Tavares. É também, uma das obras de referência do período do Governo camarário de Fernão de Ornelas. O mercado é um dos maiores locais onde podemos praticar o comércio de produtos. Iremos abordar vários aspetos do mercado como por exemplo, os tipos de vendedores, preços, produtos comercializados, problemas e possíveis soluções.
Os principais produtos vendidos no mercado são: batata, batata-doce, cenoura, feijão, beterrabas, peras, laranjas, maça, abóboras, pimentão, banana, couve, pepinos, alface, cebolas, frutos secos, flores, etc.
Maioritariamente, os vendedores comercializam os produtos produzidos pelos mesmos, mas há quem tenha produtos à venda para lucrar, comprando a um preço e depois vendê-lo a outro.
A explicação mais certa é de provocar uma satisfação nos clientes, visto que compram tudo de uma só vez.
A maioria dos produtores, trabalham com a família e uma ou duas pessoas remuneradas.
Os produtos mais vendidos são claramente a batata, a batata-doce, a banana e os produtos da época.
O preço dos produtos é muito irregular, visto que varia consoante a sua época, a sua localidade e consoante o produto em si. Se tivermos na época de um determinado produto, esse vai ser abundante e o preço vai baixar, se não for a sua época a quantidade vai reduzir e o preço aumentar.
Quando um produto é