a dissertação
Dissertação
É o tipo de texto que analisa, interpreta, explica e avalia a realidade. Por meios dessa tipologia textual, o autor expressa sua opinião sobre determinado assunto. O ponto de vista apresentado deve estar baseado em fundamentos a fim de convencer o leitor sobre a verdade do tema proposto. Nesse tipo de texto, será exposta uma tese (ponto de vista) a qual deverá ser defendida por meio de argumentos, dados e fatos comprobatórios.
Na prática, os três tipos de texto podem aparecer misturados. É possível existirem elementos descritivos, narrativos e argumentativos em um mesmo texto.
Ao relatar-se, por exemplo, uma viagem de férias, pode-se descrever lugares, pessoas, objetos, seres, eventos; como também narrar fatos ocorridos durante a viagem, nos quais aparecerão personagens, datas, lugar de ocorrência e desfecho da situação. Ao final desse texto, pode-se tecer uma reflexão sobre a importância do lazer na vida das pessoas, trazendo, dessa forma, uma característica dissertativa para o relato.
Elementos da dissertação argumentativa
Tese__ apresentação da ideia que será defendida.
Argumentos__ elementos usados para sustentar, defender a tese.
Conclusão__ retoma a tese e reafirma o ponto de vista do autor. Caso, o autor vá apresentar soluções para um problema analisado no texto, é nesta parte que elas deverão aparecer.
Esquema do texto argumentativo
Para fazer uma boa dissertação faça um esquema daquilo que pretende escrever:
Introdução
Argumento1
Argumento2
Argumento3
Conclusão
Atenção: O título do texto deve resumir a ideia apresentada no texto. Deve ser atrativo, a fim de tornar a leitura convidativa. Após o título pode-se pular linha ou não, uma vez que todo espaço é necessário para o desenvolvimento do texto. O título conta como linha escrita. Não repita o título dentro do texto.
Modelos de estruturas para um texto argumentativo
Os seguintes