A divida externa e o serviço da dívida
Disciplina de Economia
Tema: A divida externa e o serviço da dívida
Docente: Jorge Moura Discente: Igor Armando.
Índice
* Apresentação dos conceitos: divida externa e serviço da dívida. * Origem de uma dívida externa. * Consequências advindas de uma dívida externa. * Mecanismos do serviço da dívida. * Estudo de Caso: A divida externa Moçambicana
Introdução
No presente trabalho abordar-se-ão questões como a origem da divida externa, realçando aspectos como a capacidade/incapacidade de os devedores liquidarem a divida, consequências advindas do não pagamento da divida externa ao nivel da economia nacional, mecanismos adoptados para liquidar uma divida entre outras questões. A realização do presente trabalho contou com a pesquisa de informação em fontes como a internet e o manual do aluno do 12ºAno.
Apresentação dos conceitos: divida externa e serviço da dívida
De forma genérica, entende-se por dívida, uma quantia emprestada acrescida de juros, com uma previsão de pagamento futuro. Tendo em conta a residência dos agentes envolvidos na contratação dos empréstimos distinguem-se duas categorias de dívida: dívida interna ou dívida externa. Entende-se por dívida externa o somatório dos débitos de um país, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos no exterior pelo próprio governo, por empresas estatais ou privadas. Esses recursos podem ser provenientes de governos, entidades financeiras internacionais (FMI, Banco Mundial, etc.), bancos comerciais ou empresas privadas. Os devedores podem ser tanto o governo como as empresas privadas. Assim, na óptica do devedor a dívida pode ser pública ou privada.
Na óptica do credor, a dívida pode ser:
(i) Bilateral, quando se trata de empréstimo entre governos;
(ii) Multilateral, quando um governo deve a instituições financeiras internacionais