“ FOME PODE REPRESENTAR RISCO À SEGURANÇA MUNDIAL “
PROFESSORA: DIVA HELENA FRAZÃO
RESUMO DO TEXTO:
“ FOME PODE REPRESENTAR RISCO À SEGURANÇA MUNDIAL “
JOÃO PESSOA
2014
Todos nós, todos os dias, a qualquer passo nas ruas de qualquer cidade, sempre nos deparamos com seres humanos humilhados, miseráveis, pobres, famintos, magros, indesejáveis, desnutridos: o “outro”, o “não-ser”, as vítimas do sistema. Mais de 100 mil pessoas morrem devido à fome todos os dias ao redor do mundo. A cada quatro minutos uma criança fica cega por falta de vitamina A. A cada sete segundos uma criança menor de dez anos morre devido à desnutrição. Parece assustador não é? E é assustador. No Brasil há alimentos suficientes para alimentar toda sua população; então porque é que 29% das pessoas estão abaixo da linha da pobreza e apresentam deficiência alimentar? Desperdício, essa é a palavra que responde a essa pergunta. Desde que o mundo é mundo há problemas, e esses problemas só serão resolvidos por quem os criou, nós, os seres humanos. Nós não nos damos conta que existem pessoas que fariam de tudo para conseguir um emprego, uma casa, um copo com água.
Como o autor relata no texto “Em 2050, será preciso alimentar 9 bilhões de seres humanos. Especialistas temem que a produção de gêneros alimentícios não mais acompanhe o crescimento demográfico: conflitos podem ser a consequência”
O número de pessoas que passam fome em todo mundo em 2009, passaram de 1 bilhão. Este aumento esta relacionado com a Crise Econômica Mundial, que é a principal responsável pelo agravamento deste quadro. Isso ocorreu devido ao fato de milhares de pessoas em todo o mundo ficarem desempregadas, sendo que muitas tiveram seus salários reduzidos, contribuindo assim para situações precárias e agravamento da fome. Fatores como alta de preços dos alimentos básicos, desaceleração da economia mundial dispondo de poucos recursos para ajuda humanitária, vieram em consequência da crise, piorando a fome