O Período Interbíblico
11681 palavras
47 páginas
A sequência histórica da Bíblia é como um fio atravessando um todo, situando em seus lugares as coisas, pessoas e fatos registrados; em o nosso caso, nas Escrituras. O fim principal em vista, aqui, não é suprir o leitor de dados cronológicos. A cronologia que apresentamos é apenas o indispensável. É oportuno afirmar que toda cronologia antiga é terreno movediço. Pesquisas e descobertas arqueológicas levadas a efeito nos últimos anos demonstram que é preciso uma revisão total nas datas até agora aceitas, especialmente aquelas dos primeiros milênios da história humana, abarcando as principais e primitivas civilizações como a babilônica, acadiana, egípcia, etc. As evidências arqueológicas conduzem a uma redução nas atuais datas. As atuais e mais credenciadas autoridades nesse campo, declaram, por exemplo, que a primitiva civilização babilônica deve recuar para 2.500 a.C. em vez de 3.500, como vem sendo divulgado até agora. Uma tão importante revisão de datas não pode nem deve ser feita às pressas.
Os principais luminares no assunto afirmam que é preciso esperar mais algum tempo até que se obtenha uma confirmação da exatidão das novas datas que já estão aparecendo em muitos livros, revistas e outras publicações do100 gênero. Há historiadores apressados que acham que tudo deve ser mudado agora mesmo, mas, considerando a importância do assunto (a sequência da história bíblica), é preciso reserva e cautela, porque as novas datas modificarão quase todo o sistema até agora aceito. Acresce ainda o fato de que muitas das novas datas estão sendo postas em dúvida devido à má tradução de placas, tijolos e demais achados arqueológicos multisseculares.
Muitas das novas datas, quando postas na corrente de dados cronológicos, ou colidem com fatos da mesma época ou alteram a ordem deles. Obras de renome com novos dados cronológicos estão sendo lançadas na outra América e na Inglaterra. Certamente teremos tais obras traduzidas entre nós posteriormente.
Nossas Bíblias com datas