bio nutre
Professora: Anna Christina Aires Braga Carneiro
A denominação Whey Protein define um conjunto de proteínas solúveis presentes no soro , as quais possuem valor biológico e PDCAA* elevados, com composição similar a da musculatura humana, além de rápida absorção.
*PDCAA ( Pontuação de aminoácidos corrigida pela digestibilidade das proteínas)
ORIGEM: é obtida a partir do processo de fabricação do queijo que, uma vez gerado o soro, este é subsequentemente destinado à extração das suas proteínas.
CARACTERÍSTICA: estável em Ph ácido e apresenta rápido esvaziamento gástrico, com digestão essencialmente no intestino delgado. Dessa forma, a disponibilização dos aas na corrente sanguínea após seu consumo é muito rápida, com dados demonstrando pico de absorção em cerca de 60 minutos. Assim, a chegada destes aas na célula muscular também é rápida sendo um fenômeno essencial para estimulação da síntese protéica após a prática do exercício resistido e criação do balanço protéico positivo, ou seja, síntese protéica maior degradação protéica. Essa rápida disponibilização dos aminoácidos permite estimulação dos aminoácidos permite estimulação da síntese protéica cerca de 2 vezes maior em comparação a uma proteína de lenta digestão, a exemplo a caseína, tanto no período de repouso quanto após o exercício resistido. Quanto mais síntese miofibrilar, maior será a resposta hipertrófica da musculatura esquelética.
MECANISMOS RESPONSÁVEIS PELO CONTROLE DA SÍNTESE PROTÉICA:
Ainda não são totalmente conhecidos, mas muito já se sabe sobre a interação entre os aminoácidos e moléculas-chave envolvidas nessa regulação. Uma das principais controladoras do crescimento celular é mTOR, do inglês mamalian target of rapamycin (alvo da rapamicina em mamíferos). A mTOR é uma enzima com atividade quinase que controla o crescimento muscular a partir da regulação de moléculas envolvidas no processo de tradução protéica.
ASPECTO NUTRICIONAL: A