Durkheim sociologia da educação
IFCS
Disc. Sociologia da Educação
Prof. Ana Prado
Alunas: Claudia Kaline- 107439976
Durkheim, Émile. Educação e Sociologia. Rio de Janeiro: Vozes, 2011 (cap.01 e 03).
Durkheim discorda de Kant quando diz que o objetivo da educação é desenvolver no indivíduo a perfeição, para ele isso é irrealizável já que os homens não devem ter todos os mesmos tipos de vida, temos funções diferentes a desempenhar “precisamos de homens de sensibilidade e de ação”, ambas são suscetíveis a assumir formas diferentes e especiais. Ele também crítica James Mill onde concebe a educação objetivando um instrumento de felicidade para si mesmo e seus semelhantes, esse ponto de vista para Durkheim não pode ser aplicado já que a felicidade é uma coisa subjetiva.
A educação muda conforme o tempo, e o lugar tendo em vista um determinado fim, variam a sua natureza, seu objetivo e seus meios para alcança- lo. Cada sociedade tem um sistema de educação, impondo-se aos indivíduos com força irresistível, eles precisam se adequar a essa força, caso contrário há punições dos contemporâneos. Os costumes e as ideias que determinam essa força são produtos da vida em comum e traduzem suas necessidades, em grande parte são resultados das gerações anteriores e dependem da religião, da organização política, do nível de desenvolvimento das ciências, etc.
Só há educação quando uma geração de adultos está diante de uma geração de jovens e uma ação é exercida sobre este por aqueles, essa educação tem natureza única, por pertencer a um tempo, e múltipla por existir vários tipos de educação e meios diferentes nessas sociedades. Toda sociedade possui ideias, sentimentos e práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, independente da sua posição social, a educação objetiva fixar na consciência das novas gerações ideias, formando o seu ideal de homem, a sociedade determina esse ideal e a educação o realiza, a sociedade busca e precisa da homogeneidade dos indivíduos, e a educação perpétua