MLPrazo
Investimentos (1)
1
Introdução
Por Portugal estar inserido na União Europeia, as empresas têm de tomar iniciativas que promovam e fomentem o desenvolvimento de medidas eficientes e eficazes que permitam a sobrevivência destas no mercado comunitário.
Com o alargamento da União Europeia para 27 houve uma deslocação das indústrias para os países de Leste, da qual resultaram o fecho de empresas e o aumento do número de desempregados. 2
Introdução
Quando as empresas implementam projectos de investimento estão a promover a Capacidade
Técnica e Tecnológica assim como a Modernização e Inovação das suas estruturas, contribuindo para o seu desenvolvimento. Desta forma, poderão aumentar a sua produtividade e competitividade, não esquecendo a criação de valor da própria empresa.
3
Investimento
O investimento é um sacrifício de recursos (humanos e materiais), para obter benefícios futuros. Nas empresas, os investimentos surgem em consonância com o sistema de planeamento da empresa:
. Estratégico
. Táctico
. Operacional
Não é possível a sobrevivência da empresa a M/L/P com base numa gestão improvisada, mas sim com base numa gestão planeada.
4
Investimento
Existem vários tipos de projectos:
De substituição – São os de mais fácil análise, porque a empresa já conhece a estrutura de custos inerentes aos investimentos que pretende substituir.
De expansão – Visam aumentar a capacidade de produção ou escoamento dos produtos.
De modernização – Visam a melhoria da produtividade.
De inovação – Visam a fabricação de novos produtos ou a introdução de melhorias.
Sociais – Visam melhorar as condições de trabalho da empresa.
Estratégicos – Visam responder ofensiva ou defensivamente à concorrência. 5
Investimento
Quanto ao modo como interferem entre si:
Independentes –