sem titulo
Cada índice ou subconjunto de índices contemplam um determinado aspecto da empresa. E esta deve ser analisada por todos os aspectos se pretendemos ter uma visão correta a respeito de sua saúde financeira. Mas isso não significa que devemos calcular um número excessivo de índices sobre informações contábeis que pouco representem a realidade e que ao final além de gerar excessivas informações, acabam confundindo o usuário.
Quando as informações contábeis efetivamente representam a realidade econômico-financeira da empresa, uns poucos índices são suficientes para se conhecer a situação financeira-patrimonial e julgar os resultados da gestão.
8.3. Índices de Liquidez
Uma companhia é solvente a curto prazo quando é capaz de realizar os pagamentos que se originam com o ciclo operacional. O diagnóstico da solvência financeira a curto prazo ou liquidez da empresa deve estar apoiado na quantidade de capital de giro e nos índices de tesouraria que vamos estudar a seguir.
Índice de liquidez = Ativo Circulante
Passivo Circulante
Índice de liquidez seca = Disponibilidades + Realizáveis a curto prazo
Passivo Circulante
Um índice de liquidez seca ou índice de tesouraria igual a 0,5 não é alarmante quando a rotação dos estoques é elevada.
Os índices de liquidez são medidas de avaliação da capacidade financeira da empresa em satisfazer os compromissos para com terceiros. Evidenciam quanto a empresa dispõe de bens e direitos em relação às obrigações assumidas no mesmo período. Entre os índices de liquidez mais conhecidos, estão a Liquidez Corrente, a Liquidez Seca e a Liquidez Geral. De maneira geral, define-se que quanto maior a liquidez, melhor será a