marketing multinivel
Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Economia e negócios
Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores[1] . Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros vêm, apenas ou maioritariamente, do recrutamento de novos vendedores[1] . Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, senão é pirâmide[2] .
De acordo com Will Marks[3] , “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.
Conceito
Modelo de negócio
Fatores legais
Críticas ao Sistema
Marketing multinível vs. esquema em pirâmide
Referências
Ver também
Ler noutro idioma
Atualizado 9 dias atrás
Wikipédia ™ MóvelNormal
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons Attribution/Share-Alike License; pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes. Wikipédia é uma marca registrada da Wikimedia Foundation, Inc., uma organização sem fins lucrativos.
Privacidade
Esquema em pirâmide
A insustentável progressão geométrica de um esquema em pirâmide clássico.
Um esquema em pirâmide conhecido também como pirâmide financeira, é um modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis[1] . Nos Estados Unidos, a Federal Trade Commission dá dicas para identificar aqueles que parecem ser esquemas em pirâmide[2] . Esquemas em pirâmide existem há pelo menos um