Cálculo elevador de canecas
CURSO: Desenhista Projetista Mecânico
Relatório Técnico
Dimensionamento básico de um Elevador de Canecas
CURSO: Desenhista Projetista Mecânico
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
O presente relatório tem como objetivo apresentar um trabalho referente a conclusão do curso de Desenhista Projetista Mecânico. Através deste trabalho mostraremos que o objetivo do curso se tornou satisfatoriamente diante das necessidades apresentadas.
Dimensionaremos o eixo e especificaremos alguns elementos de um Elevador de Canecas com base em informações preliminares da aplicação. Tendo somente os dados, do elevador de canecas, tais como, a vazão o produto e a altura de elevação do produto, será possível determinar a característica do elevador e identificar as solicitações implícitas no projeto, tais como cargas externas e internas para dimensionar o eixo e também determinar os elementos de transmissão com as informações da dinâmica do projeto extraída no estudo.
2 – ELEVADOR DE CANECAS
Os elevadores de canecas constituem um meio econômico de transporte vertical de material a granel, podendo ser inclinados de até 70°, havendo casos especiais de equipamentos horizontais.
Para vencer essas dificuldades utilizamos os elevadores de canecas, de uma ou duas colunas, que conseguem efetuar transportes verticais com eficiência e economia de custos e espaço físico.
Fig. 01 – Foto ilustrativa de um elevador de caneca
Fig. 02 – EC de 1 coluna Fig. 03 – EC de 2 Coluna
2.1 – Tipo de elevadores de caneca (EC)
2.1.1 – Elevadores contínuos
Estes elevadores caracterizam-se por suas canecas espaçadas, por sua baixa velocidade e também por na maioria das vezes, trabalharem em plano inclinado de 30º com a vertical, porem podem operar verticalmente.
Este tipo de elevador foi projetado para