Fichamento Educação e Sociologia, Émile Durkheim
Texto: Educação e Sociologia, de Émile Durkheim
A construção da identidade humana através da educação
Passagens: “Não podemos nem devemos todos nos devotar ao mesmo gênero de vida; dependendo das nossas aptidões, temos funções diferentes a desempenhar, e é preciso estar em harmonia com aquela que nos incumbe. Nem todos nós fomos feitos para refletir; são precisos homens de sensação e ação. Ao contrário, são precisos outros cujo trabalho seja pensar.” (p. 44)
“(...)em qualquer época, existe um tipo regulador de educação do qual não podemos nos distanciar sem nos chocarmos com vigorosas resistências que escondem dissidências frustradas. (...) Todo o passado da humanidade contribuiu para elaborar o conjunto de máximas que dirige a educação de hoje; nela está gravada toda a nossa história e mesmo a história dos povos que nos precederam.” (p. 48)
“A sociedade só pode viver se existir uma homogeneidade suficiente entre seus membros; a educação perpetua e fortalece esta homogeneidade gravando previamente na alma da criança, as semelhanças essenciais exigidas pela vida coletiva. No entanto, por outro lado, qualquer cooperação seria impossível sem uma certa diversidade; a educação assegura a persistência desta necessária diversidade diversificando-se e especializando-se a si mesma. (...) Portanto, para a sociedade, a educação é apenas o modo pelo qual ela prepara no coração das crianças as condições essenciais de sua própria existência.” (p. 53)
“Ao invés de se dissipar todas as vezes que uma geração se extingue e é substituída por outra, a sabedoria humana se acumula sem cessar, e é esta infinita acumulação que eleva o homem acima da besta e de si mesmo. Todavia, assim como a cooperação que mencionamos acima, esta acumulação só é possível na e pela sociedade.” (p.61)
“Embora a vida não seja sombria e embora afirmar artificialmente o contrário às crianças seja um crime, ela não deixa de ser séria e grave, e a