Guerra civil espanhola
História Unifal MG
5º PERÍODO
História Contemporânea II
A Guerra Civil Espanhola foi um conflito armado ocorrido na Espanha entre os anos de 1936 e 1939.
Causas da guerra:
O papel da igreja católica romana na sociedade espanhola e as relações entre a província central de Castela e as regiões mais afastadas, economicamente mais adiantadas, da Catalunha e províncias bascas e o relacionamento entre várias classes sociais.
O estopim da guerra:
Uma conspiração contra o governo liberal.
Conjuntura política na Espanha:
Oficiais conservadores acreditavam que o novo governo parlamentar de centro era frágil e estava prestes a ser derrubado por uma revolução igual acontecido na Rússia. A direita política e as antigas classes dominantes ficavam com temor de acontecer a revolução na Espanha igual na Rússia.
Depois da abdicação do rei Alfonso XIII cria se a República espanhola democrática. Seus membros tinham mais retórica do que direção política propriamente dita. Esta era atacada pelas forças opositoras.
Frentes políticas surgiam no contexto como a esquerda, a conspiração militar( apoiada pela maior parte da classe média e igreja), o partido semi-facista(falange) oriundos dos movimentos carlistas surgido no final do sec XIX no início pequeno mas vindo logo aumentando seu quadro de apoiadores, o poderoso partido socialista, o movimento trabalhista com predominância anarco-sindical, o partido comunista assim como a falange pequeno no início mas aumento seu quadro de apoiadores.
Conspiração militar:
Esta veio prematuramente. O Marrocos espanhol, Ilhas Canárias e noroeste da Espanha Navarra e grande áreas da velha Castelha e de Aragão foram rapidamente dominadas pelos rebeldes. O grandes centros como Madrid, Barcelona e Bilbao e a maior parte do leste, no sul e no centro do país os rebeldes foram derrotados pelo governo em ação conjunta com as organizações operárias.
Orgias assassinas:
Ambos deram o início a um expurgo que