Guerra cívil espanhola
Neste trabalho vou falar sobre os antecedentes, o desenvolvimento e as consequências do maior antecedente da II Guerra Mundial, a Guerra Civil Espanhola, onde Hitler “testou” o seu exército e as suas máquinas de guerra, assim como as tropas aliadas. E também retratar o clássico espanhol Barcelona e Real Madrid.
Guerra Cívil Espanhola
O que foi a Guerra…
A chamada Guerra Civil Espanhola foi um conflito bélico deflagrado após um fracassado golpe de estado de um sector do exército contra o governo legal e democrático da Segunda República Espanhola. A guerra civil teve início após uma pronúncia dos militares rebeldes, entre 17 e 18 de Julho de 1936, e terminou em 1 de Abril de 1939, com a vitória dos rebeldes e a instauração de um regime ditatorial de carácter fascista, liderado pelo general Francisco Franco.
Antecedentes da Guerra.
A Espanha dos anos 30 era um país muitíssimo atrasado em relação ao resto da Europa Ocidental. Enquanto na Europa Ocidental já quase todos os países possuíam instituições políticas modernas, Espanha era ainda um oásis do tradicionalismo, onde as instituições governativas primárias eram ainda a Igreja Católica, o exército, e os Latifundiários (“Trindade Reacionária”), que tinha a sua última expressão na monarquia de Afonso XIII. Vivia nostálgica do seu passsado imperial.
Como resultado da grave crise económica de 1930 (iniciada pela quebra da bolsa de valores de N. Iorque, em 1929), a ditadura do Gen. Primo de Rivera, apoiada pelo caciquismo (sistema eleitoral viciado que sempre dava seus votos ao governo), foi derrubada e, em seguida, caiu também a monarquia. O Rei Afonso XIII foi obrigado a exilar-se e proclamou-se a República em 1931, chamada de "República de trabajadores".
A esperança era que doravante a Espanha pudesse alinhar-se com seus vizinhos ocidentais e marchar para uma reforma modernizante que separasse estado e igreja e que introduzisse as grandes conquistas sociais e eleitorais recentes, além de