Fichamento
• Fichar um texto significa sintetizá-lo, o que requer leitura atenta do texto, sua compreensão, a identificação das idéias principais e seu registro escrito de modo conciso, coerente e objetivo.
• Pode-se dizer que esse registro escrito é um novo texto, contento as idéias originais do texto lido.
• A principal utilidade da técnica do fichamento é otimizar a leitura, seja na pesquisa científica, seja na aprendizagem dos conteúdos das diversas disciplinas que integram o currículo acadêmico na universidade.
Exemplo de fichamento (resumo) com suas partes principais:
OBS:
INICIAR SEMPRE EM UMA NOVA FOLHA A 4
NAVES, Roberto. História da cidadania. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
O autor inicia a obra começando com a pré-história da cidadania, analisando as bases da atualidade, descrevendo logo a seguir sua expansão e, na seqüência traz a questão da cidadania para o Brasil, abordando o que é ser cidadão e quais são os direitos e deveres humanos.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Resumindo é ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma velhice tranqüila e ao meio ambiente saudável. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais.
O autor aborda o processo histórico que levou a sociedade ocidental a conquistar esses direitos, assim como os passos que faltam para integrar os que ainda não são cidadãos plenos.
FICHAMENTO DE RESUMO
LEAL, João José. Crimes hediondos: aspectos político-jurídicos da Lei nº 8.072/90. 3.ed.São Paulo: Atlas, 1996.p.56-78.
Texto de visão crítica sobre a Lei n º 8.072/90. Dividido em quatro partes e 19 capítulos, trata da política criminal conservadora e