Mídia, multimídia, hipermídia e mobilidade
1. MÍDIA
Media é um vocábulo latino que em português significa meios, tendo sido importado para a nossa língua, via inglês (em que é pronunciada mídia, com a acepção de meios de comunicação. Reproduzindo a pronúncia inglesa, o termo (no Brasil) é quase sempre adaptado para mídia. Adotando a origem e pronúncia latinas, a palavra grafa-se de média (forma mais utilizada em Portugal e nos PALOP). Ambos os casos configuram um processo irregular de formação de palavras, na medida em que passam a existir no léxico português vocábulos que designam o plural sem terminarem com -s.
Podemos distinguir os tipos de media consoante a sua origem em media capturados (vídeo, áudio, fotografia) e media sintetizados (texto, gráfico, animação).
É um termo utilizado em comunicação e pode apresentar vários significados:
Os meios de comunicação. Os veículos de comunicação. A comunicação de massa. Media: Área da publicidade responsável pela veiculação de anúncios. Media de armazenamento é o suporte no qual pode se registrar a informação digital. Exemplos: fitas magnéticas, disquetes, discos ópticos. Enquanto meio de comunicação pela imagem, tal como a fotografia e o cinema, é um dos objectos por excelência da antropologia visual.
Fonte(s): http://pt.wikipedia.org/wiki/Media
Outra definição: Mídia são todos os meios de comunicação usados para divulgar um produto / marca / serviço: jornal, revista, outdoor, TV (o mais usado e mais abrengente), rádio, internet e ultimamente até jogos e aplicativos para celular, facebook, orkut, etc...
2. MULTIMÍDIA
A Multimédia (português europeu) ou Multimídia (português brasileiro) é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com