Durezas
TÉCNICO EM MECÂNICA
DUREZA KNOOP E SHORE
Nome: Róbson Barbosa, Alex Gross
Turma: 031M1
Professora: Ana Luíza e Maria
Porto Alegre, 22 de Outubro de 2013
DUREZA KNOOP
Uma das formas de medição de micro-dureza é utilização do método knoop, cujo um penetrador de diamante, com formato piramidal, é pressionado contra uma superfície devidamente polida. Assim, quanto maior a impressão produzida, menor a dureza.
A dureza de knoop é dada pela fórmula:
HK= P/A= P/CpL2 onde “P” é a carga aplicada em kgf, “A” é a área superficial de impressão em mm2, “L” é o comprimento da impressão (em mm) ao longo do maior eixo e “Cp” é um fator de correção relacionado ao formato do penetrador (idealmente 0,070279).
DUREZA SHORE
O durômetro Shore é utilizado na medição da dureza. O método consiste em medir a profundidade da impressão deixada no material com a aplicação da carga e é dependente de outros fatores além da dureza, como das propriedades visco elásticas e da duração do ensaio.
Este aparelho de medição foi desenvolvido em 1920, pelo fabricante de instrumentos Albert F. Shore, e é amplamente utilizado na medição da dureza de polímeros, elastômeros e borrachas.
Existem diversas escalas utilizadas em materiais com propriedades diferentes. As mais comuns são a A e D, sendo a A utilizada em plásticos macios e a D em plásticos rígidos. No entanto, a ASTM D 2240 contém 12 escalas, dependentes da intenção de uso, sendo elas: A, B, C, D, DO, E, M, O, OO, OOO, OOO-S e R. Cada escala resulta em um valor entre 0 e 100, sendo que valores maiores indicam um material mais duro.
BIBLIOGRAFIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dureza_Knoop http://www.fiec.org.br/sindicatos/simagran/artigos_palestras/Dureza_KNOOP_Rochas_Revestimento_e_Abrasivo.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Dur%C3%B4metro_Shore