PI - Aula 12
Origens
Em 1948, houve a criação da OECE (Organização Europeia de Cooperação Econômica). A ideia era promover a integração econômica entre estados europeus, visando uma superação mais rápida da crise econômica sofrida em momento posterior à Segunda Guerra Mundial. Em 1961, transforma-se na OCDE (popularmente conhecida como Clube dos Ricos).
Uma das principais funções da OECE foi a administração dos recursos do Plano Marshall, elaborado pelos Estados Unidos em 1947. Estima-se que os recursos geridos à época foram da ordem de 17 milhões de dólares.
CECA
Em1951, é possível falar-se em um primeiro esforço integrador com a assinatura do Tratado de Paris, que cria a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). E um projeto assinado por seis países: França, grande articuladora, Alemanha, Itália e o chamado Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo). Objetivos de duas naturezas podem ser pontuados para a CECA:
Político: neutralizar as rivalidades entre França (Jean Monet, idealizador da CECA, o ministro francês Robert Schuman) e Alemanha. Devastada pela Segunda Guerra Mundial, o objetivo é neutralizar rivalidades entre França e Alemanha;
Econômica: constituir um mercado comum para carvão e aço (articular a indústria pesada dos membros (Alsácia e Lorena, regiões produtoras importantes e fontes de conflitos entre os dois países).
Na CECA já existe a ideia de supranacionalidade, característica muito importante da integração europeia. A alta autoridade europeia para carvão e aço é a materialização da supranacionalidade.
Tratado de Roma - 1957
Em 1957 houve um avanço importante com o aparecimento de duas comunidades, CEE (Comunidade Econômica Europeia) e Euraton. A CEE previu um período de 12 anos para a implantação de um mercado comum. O Euraton tratava de assuntos de energia nuclear, no esteio de uma posição de Eisenhower em 1953, que havia declarado que uma cooperação contribuiria para a paz (nesse ano surgiu a agencia